Home .............. O Criadouro .............Fotos .............. Videos ..............Plantel ............. Filhotes ........... Contato
Notas de Canto
   

Canto Clássico e seus problemas

O Canto Praia Grande Clássico
É interessante notar que os cantos curiós diferem de acordo com suas regiões de origem. Assim, o Curió Canto Praia Grande origina-se, como o próprio nome indica, da Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Pela sua beleza e canto de ricas notas musicais, com voz característica de Praia Grande, cujo som melodioso nos lembra os acordes de um violino, é o preferido pela grande maioria dos curiozeiros.

Curió não canta Praia e só tem notas estranhas
Pesquisas comprovaram que os curiós que não aprenderam a cantar apesar de terem ouvido o CD de Canto Praia, podem apresentar este problema por três motivos principais:
a-) o CD utilizado para o filhote pode ser uma cópia PIRATA do original, portanto fora de freqüência. Os CDs e fitas K7 originais são gravados na freqüência de 3500 Hz, conforme estudo e orientação dos professores especializados na UNICAMP (Universidade de Campinas).
b-) No criatório, durante os primeiros 30 dias de vida (período em que o filhote assimila o canto), ele pode ter ouvido o reprodutor ou outras fêmeas cantarem.
c-) O filhote, durante o aprendizado, pode estar estressado, portanto não assimila o canto. Este stress pode vir do fato dos filhotes serem criados no mesmo gaiolão com a mãe e os irmãos. Portanto, ao adquiri-lo, medique-o com anti-stress.

Curió que falha nota
Temos que entender que o curió não canta doze meses por ano. O auge de sua cantoria acontece nos meses de reprodução, que ocorre de setembro a dezembro de cada ano. Fora desta época, é normal que o curió apresente alguma deficiência em seu canto, inclusive cortes de canto e rasgadas. Caso esta falha permaneça durante o período citado acima, têm-se conseguido excelentes resultados colocando uma gaiola com uma fêmea ao lado e aumentando o volume do CD, durante 20 dias.

Curió não repete
Os casos mais comuns observados são:
a-) Um curió filho de um repetidor não necessariamente será um repetidor, pois pode ter absorvido geneticamente a mãe ou os avós, que não repetem. O irmão, pode ser repetidor.
b-) O curió pode estar com o sistema respiratório atrofiado, e têm-se conseguido com sucesso faze-lô repetir colocando-o numa voadeira (gaiola grande ou de criação), instalando um poleiro de cada lado, forçando-o a voar durante 30 dias, de preferência após a muda de pena, a fim de que possa exercitar e melhorar sua capacidade pulmonar.
Voz fina, Metálica ou Musicada
a-) Voz fina ou grossa é genético, e o filhote pode absorver a voz do pai, da mãe ou do casal significando que um filhote pode ter voz fina e o irmão, voz grossa.
b-) A voz metálica (o que para o canto Praia Clássico significa defeito) o curió adquire com a má qualidade de som, principalmente quando se usa auto-falantes de carro com twiter, que é próprio para ressaltar sons metalizados. O auto-falante ideal é o tipo super-pesado, que possui o cone central de papelão.
c-) A voz musicada é normalmente adquirida em ambiente que produz eco, tais como cozinha, banheiro e outros locais revestidos com azulejo. O ambiente ideal deve ser acústico, de preferência com móveis, tapetes, cortinas, etc., para suavizar o som ouvido pelo curió.

Sem as notas de Entrada de Canto
Esta falha deve ser observada durante o aprendizado, ou seja, antes de completar um ano e de se tornar um vício. Normalmente, o curió que apresenta este defeito deve ter ouvido durante o seu aprendizado o canto de um CD com repetição, no qual a incidência de entrada de canto é pequena. Para corrigir, é necessário colocar um CD com canto sem repetição, contendo as duas primeiras notas Xalteadas e com espaço de 15 segundos entre uma cantada e outra, durante 30 dias. Recomendamos o CD Selo Vermelho.

Retorno de Canto
É chamado de retorno de canto todo o curió que durante a cantada retorna à nota de entrada de canto, o que é considerado defeito. Este curió normalmente é repetidor e durante o seu aprendizado deve ter ouvido CD com canto sem repetição, além da fase recomendada. Para corrigir, é necessário coloca-lô em um ambiente não muito claro ouvindo o CD de canto com repetição, não expondo o curió para cantar, evitando assim a persistência no vício. Recomendamos os CDs Selo Laranja, Marrom ou Azul.

Notas de Batidas de Praia
Quando o curió não tem as notas de batidas de Praia (tué tué tué) no fim de cada canto, quando tem menos que três notas ou quiser melhorar o balanço de canto, é necessário colocar um CD Selo Prata por ser o mais rico em notas deste tipo.

Quim Quim Tói
A denominação Qui Quim Tói, ou Quim Tói, equivocadamente utilizada pelos curiozeiros de São Paulo, nada mais é do que uma passagem de canto "liso" ou Canto Praia Simples, onde o curió Canto Clássico deixa de emitir oito notas, inclusive o Samaritá. É comum um curió clássico adquirir este defeito ao ouvir outro com o mesmo problema ou ao ouvir um curió Canto Praia Simples. É de conhecimento que vários curiós famosos recuperaram-se deste defeito, tendo sido isolados de outros pássaros, ouvindo somente o CD, por mais de 6 meses.

CD Pirata
Todos os CDs originais de Canto Curió Praia Grande Clássico "Ana Dias" que se encontram no mercado são gravados com a freqüência correta de 3500 Hz, que conforme estudo de especialistas são as mesmas reproduzidas pelos curiós quando cantam para seus filhotes durante seu aprendizado. Ao tirar uma cópia do CD original, a freqüência diminui descaracterizando o canto, fazendo com que o curió venha a ouvir as notas distorcidas. Portanto, evite o CD pirata, não comprometendo assim tanto o aprendizado do curió quanto o bom funcionamento do seu aparelho.

Como ensinar Curió com qualidade de canto

Filhote de qualidade para Canto Praia Clássico
É necessário buscar filhotes de criadores especializados em produção para Canto Praia, e que os reprodutores sejam descendentes de curiós que já tenham se destacado como repetidores. Inicialmente o filhote deverá ouvir um CD de Canto Curió Clássico Sem Repetição, e após quatro meses deverá ser mudado para um CD com Repetição. Ao adquirir dois ou mais filhotes que permaneçam na mesma residência, é necessário colocar em cabines acústicas evitando a interferência no canto de outros filhotes.

Filhote com tendência para Repetir
Prefira adquirir filhotes de casais que já tenham produzido bons resultados, ou que sejam descendentes, ascendentes, irmãos ou irmãs de curiós que já tenham se destacado como repetidores. A experiência mostrou que o pai reprodutor com mais de quatro anos e repetidor, tem influenciado em 70% em seus filhotes.

CDs para filhote
Existem seis versões do canto Ana Dias, que são:
Selo Vermelho, Selo Laranja, Selo Azul, Selo Marrom, Selo Ouro e Selo Prata. Para filhotes, aconselhamos a tocar o Selo Vermelho por se tratar de um canto com notas mais curtas e sem repetição, que facilitam o aprendizado. Para incentivar a repetição, substituir para o CD Selo Laranja após quatro meses, e para o CD Selo Azul após um ano. Caso o filhote não tenha tendência a repetir, sugerimos tocar o Selo Ouro em vez de Laranja e o Selo Prata em vez de Azul. Fique muito atendo todas as vezes que for substituir o CD, porque o filhote pode não aceitar cantar em outro estilo. Se, com a mudança de CD, no dia seguinte o Curió começar a "cortar" canto, deve-se voltar ao CD anterior porque, por alguma razão, o Curió não está aceitando o novo CD.

Aparelho de Som
Existem nos clubes, associações e nos torneios, aparelhos próprios para CDs e Fitas, que já vêm conectados com timer e sensor, possibilitando por exemplo tocar por 30 minutos e desligar durante 30 minutos, sucessivamente, ligando automaticamente ao clarear o dia e desligando automaticamente ao anoitecer através da Fotocélula.

Mais que um filhote
Filhotes você deve ter mais que um para aproveitar a temporada e criação, e posteriormente selecioná-lo. Porém quando estiverem assobiando, já não poderão estar no mesmo ambiente, podendo separá-los colocando em cabines próprias.

Estágio de um filhote
Os filhotes passam por três estágios de aprendizado:
1. Engriza ou churria
2. Marca notas
3. Assobia
O primeiro estágio deve durar em torno de 60 a 90 dias. Após esta data, ele deverá partir para o segundo estágio, ou seja, marcar notas (uma espécie de churriado porém com altos e baixos), podendo perceber melhor as notas ficando distante. Nesta fase, se você tiver mais que um filhote, deverá separá-lo colocando numa cabine. Após 30 dias, eles deverão entrar no terceiro estágio, já assobiando.

Cabines Acústicas
Além de necessário, é recomendado para quem tem mais de um curió, a fim de evitar interferência de um canto em outro, dificultando seu desenvolvimento. As cabines têm trazido a curto prazo excelentes resultados por serem acústicas, com som próprio, oxigênio, visor de vidro e tamanho ideal, deixando o pássaro mais comportado e sem stress.

Ambiente
Não é recomendável deixar o curió em cozinhas, banheiros, ou outros locais revestidos com azulejo, porque o curió tenderá a cantar com voz metalizada ou musical, devido às características de não absorção e produção de eco. O ambiente ideal deve ser acústico, de preferência com móveis, cortinas, tapetes, etc. para suavizar o som ouvido pelo curió. Como o som se propaga de baixo para cima, rebatendo nas paredes, é recomendável que as caixas acústicas estejam o mais próximo possível do piso e o alto falante não deve ser direcionado diretamente para a gaiola.

Volume do som
O ideal é que o volume seja 1/3 do volume normal que um curió mestre estaria cantando. Uma célula Fotossensora no aparelho de som será muito útil porque, quando o curió acordar ao amanhecer o som automaticamente será ligado e, ao contrário se desligará ao anoitecer quando o pássaro for dormir. O ambiente deverá possibilitar ainda que o curió acorde e adormeça nos horários da natureza. Após anoitecer, evite deixar o curió onde haja TV ligada ou lâmpadas acesas.

Muda de Pena
Após cerca de quatro meses a partir do seu nascimento, o filhote fará uma rápida muda de pena, que chamamos de Muda de pardo para pardo. Após 12 meses, ele fará uma nova muda passando de pardo para preto. E assim ocorrerá anualmente. Após cada muda, é necessário que o curió seja transferido para uma voadeira (gaiola grande ou gaiola de criação) por vinte a trinta dias, a fim de que possa exercitar e melhorar a sua capacidade pulmonar, conseguindo assim repetir mais.

Freqüência
Isto é importante porque temos recebido várias reclamações de fitas K7 e CDs que não ensinam os filhotes a cantar. Ao receber as fitas e CDs para troca, percebo que são PIRATAS, portanto fora de freqüência. As fitas e CDs originais Ana Dias são gravadas em 3500 Hz, conforme estudo e orientação dos professores especializados da UNICAMP (Universidade de Campinas).


www.criadouroriodejaneiro.com.br - 2010 - Desenvolvimento: